Social Icons

Bibliografia da série

Bibliografia do Chaves
El Chavo del Ocho ( O Chaves em Brasileiro)  é uma série de televisão mexicana de comédia de situação criada e protagonizada por Roberto Gómez Bolaños e produzida pela Televisión Independiente de México e exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no Canal 8.
Primeiro episódio: 5 de março de 1973
Episódio final: 6 de janeiro de 1980
Criador: Roberto Gómez Bolaños
Idioma: Língua castelhana
Emissoras originais: Sistema Brasileiro de Televisão, Univision,Televisión.


A série
Elenco do Chaves

A série relata as experiências de um grupo de pessoas que moram numa vila, onde Chaves interage com seus amigos ocasionando mal-entendidos e discussões entre os vizinhos, num tom geralmente cômico. O roteiro veio de um esquete escrito por Bolaños, onde uma pobre criança de oito anos discutia com um vendedor de balões em um parque. Ele deu importância ao desenvolvimento dos personagens, aos quais foram distribuídas personalidades distintas. Desde o início, seu criador percebeu que o seriado seria destinado ao público adulto, não ao infantil, mesmo se tratando de adultos interpretando crianças.

O elenco principal é composto por Roberto Bolaños, María Antonieta de las Nieves, Ramón Valdés, Florinda Meza, Carlos Villagrán, Edgar Vivar, Rubén Aguirre, Angelines Fernández, Horacio Gómez e Raúl Padilla.Com o tempo o seriado foi ganhando novos atores em seu elenco na medida que alguns deixavam de participar da série.

Chaves no Brasil.

O seriado chegou ao Brasil através do canal de televisão SBT que na época em 24 de agosto de 1984 comprou  13 episódios da TV mexicana Televisión embora o SBT tivesse posteriormente adquerido outros lotes do seriado ,no Brasil  o Chaves nunca  chegou a ser exibido todos os 1000 episódios que foram produzidos.O primeiro episódio da série exibido no Brasil foi “O caçador de Lagartixas”


O criador do personagem Chaves.Roberto Gómez Bolaños.
Roberto Gómez Bolaños

Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito nascido na "Cidade do México", em  21 de fevereiro de 1929 —  e que venho a falecer na cidade de "Cancún,no dia  28 de novembro de 2014", foi um ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor da televisão mexicana. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho (O Chaves)  e El Chapulín Colorado, e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo.Ele  era sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).

Roberto Gómez Bolaños chegou a se formar em engenharia, tentando também a carreira de jogador de futebol, mas acabou demonstrando talento para trabalhar escrevendo roteiros, primeiramente para rádio e depois para TV, onde também se tornou ator e diretor.

Depois de 27 anos convivendo juntos, Roberto Gómez Bolaños casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretava a Dona Florinda, no dia 19 de novembro de 2004, num restaurante da Cidade do México.

Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves e Chapolin com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.

Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, foi um ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão mexicano.
Nascimento: 21 de fevereiro de 1929, Cidade do México, México
Falecimento: 28 de novembro de 2014, Cancún, México
Sepultamento: 1 de dezembro de 2014
Filhos: Roberto Gómez Fernández, Marcela Gómez, Graciela Gómez, Teresa Gómez, Paulina Gómez, Cecilia Gómez
Cônjuge: Florinda Meza (de 2004 a 2014), Graciela Fernandez (de 1968 a 1989)


Nenhum comentário :

Postar um comentário